Mitologia

Ninfas e Sátiro (1873) - Pintura de William-Adolphe Bouguereau Ninfa deriva do grego nimphe, que significa "noiva", "velado", "botão de rosa", dentre muitos outros significados. As ninfas são espíritos, geralmente alados, habitantes dos lagos e riachos, bosques, florestas, prados e montanhas.A estátua de mármore em tamanho natural, conhecida por Fauno Barberini ou também Sátiro Bêbedo, fica exposta na Gliptoteca de Munique, na Alemanha. O Fauno é uma entidade da mitologia romana, equivalente ao sátiro da mitologia grega, onde eram seres meio-humanos que apresentavam características animais, frequentemente com uma cauda, pernas, orelhas ou chifres de bode, e seguiam a Baco, deus do vinho.
(óleo sobre tela) Eros e Psique Eros (Cupido, no panteão romano) era o deus grego do amor. Hesíodo, na sua Teogonia, considera-o filho de Caos, portanto um deus primordial. Além de o descrever como sendo muito belo e irresistível, levando a ignorar o bom senso, atribui-lhe também um papel unificador e coordenador dos elementos, contribuindo para a passagem do caos ao cosmos. Posteriormente foi considerado como um deus olímpico, filho de Afrodite e de Zeus, Hermes ou Ares, conforme as versões.

Sono e seu meio-irmão Morte (Hipnos e Tânatos), de John William Waterhouse (1874) Morfeu (palavra grega cujo significado é "aquele que forma, que molda") é o deus grego dos sonhos. Morfeu tem a habilidade de assumir qualquer forma humana e aparecer nos sonhos das pessoas como se fosse a pessoa amada por aquele determinado indivíduo. A droga morfina tem seu nome derivado de Morfeu, visto que ela propicia ao usuário sonolência e efeitos análogos aos sonhos.
Afrodite, filha de Dione e Zeus. A deusa da beleza e do amor.Jovem defendendo-se de Eros - pintura de Bouguereau (1825–1905) Tendo, certa vez, Afrodite desabafado com Métis, queixando-se que seu filho continuava sempre criança, a deusa da prudência lhe explicou que era porque Eros era muito solitário. Haveria de crescer se tivesse um irmão. Anteros nasceu pouco depois e, Eros começou a crescer e tornar-se robusto.Apolo Belvedere, uma das mais célebres representações do deus. Original grego de Leocarés, hoje nos Museus Vaticanos Apolo, filho de Zeus e Leto, e irmão gémeo de Ártemis, deus da caça, era um dos mais importantes e multifacetados deuses do Olimpo. Nas mitologias grega, romana e etrusca, Apolo foi identificado como o deus da luz e do sol, da verdade e da profecia, do pastoreio, do tiro com arco, da beleza, da medicina e da cura, da música, da poesia e das artes.

Comentários

Postagens mais visitadas